JUSTIFICATIVA: Melhor aprimoramento da elaboração dos Planos Individuais de Acompanhamento – PIA e processo de construção dos projetos de vida dos adolescentes e jovens que desenvolvem acompanhamento no Serviço de Medidas Socioeducativas nos CREAS Recife. A participação e envolvimento do adolescente e da família na elaboração e acompanhamento do PIA são desafios constantes das equipes que requerem maior reflexão e insumos técnicos. A elaboração do PIA exige ainda praticar a interdisciplinaridade e a intersetorialidade na perspectiva da proteção integral do adolescente, o que deve ser sempre revisitado na perspectiva de melhor fundamentação teórico metodológica do processo de elaboração dos referidos instrumentos técnicos.
OBJETIVOS:
· Favorecer a compreensão do contexto legal que embasa a elaboração dos planos individualizados e sua repercussão nas práticas profissionais cotidianas;
· Oferecer subsídios teóricos metodológicos para a elaboração do Plano Individual de Atendimento com a participação ativa do adolescente e a vinculação com seu projeto de vida;
· Discutir as possibilidades de um trabalho intersetorial e os apoios sócios comunitários possíveis no processo de cumprimento da medida pelo adolescente;
· Melhor qualificação do preenchimento do Sistema SIPIA SINASE;
· Melhor compreensão e alinhamento das equipes dos Serviços Especializados de Medidas Socioeducativas com o Sistema de Justiça na perspectiva de integração dos fluxos e rotinas metodológicas entre as equipes CREAS, MP e judiciário.
PÚBLICO-ALVO: Técnicos Sociais (Assistentes Sociais e Psicólogos) e Educadores / educadorassociais do serviço de medidas socioeducativas dos CREAS Recife.
Nº DE TREINANDOS POR TURMA: 20
CARGA HORÁRIA TOTAL: 24 h/a
Turma 01: Vanessa Karla Souza Pessoa, de 19 a 21/02/2019, das 8h às 12h (Auditório da Coordenadoria da Infância e Juventude- Térreo, situado na rua João Fernandes Vieira, 405- Boa Vista).
Turma 02: Vanessa Karla Souza Pessoa, de 25 a 27/02/2019, das 13h às 17h (Auditório da Coordenadoria da Infância e Juventude- Térreo, situado na rua João Fernandes Vieira, 405- Boa Vista).
· Atenção Individualizada: escuta e presença.
· Projeto de Vida no contexto do Plano Individual de Atendimento.
· O que é o PIA-desafios e alternativas;
· Revisitando o SIPIA SINASE;
· Orientações e bases legais na elaboração do PIA.
· Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas: planos e incertezas.
· Parâmetros para analisar e construir com o adolescente um Plano de Atendimento.
· Uma dimensão avaliativa interdisciplinar.
· Acesso a rede de proteção integral.