JUSTIFICATIVA: A formação continuada é uma prerrogativa para a uma intervenção profissional reflexiva, propositiva e de qualidade, desta forma, este projeto ousará contribuir para a reflexão no tocante ao inter-relacionamento da apreensão do real, cuja fundamentação teórica se forjará nas ações praticas da Política Pública de Assistência Social (PNAS) numa interface com a Questão Racial. A importância desta relação se dá pela localização e atenção desta política num campo intersetorial cuja hierarquia racial é demarcada. Com isto, pretende-se construir alternativas que colaborem para a atuação profissional alicerçada aos princípios e metodologias constitutivas aos Direitos Humanos, numa direção fundamental contra o racismo e suas diversas manifestações, atentado, sobretudo, a perspectiva da garantia dos direitos e da emancipação coletiva dos sujeitos sociais como preconizado na referida Política Pública.
OBJETIVO GERAL: Contribuir para melhoria no atendimento para servidores/as que atuam na assistência social.
PÚBLICO-ALVO: Servidores municipais
INSTRUTORIA: Girlana Diniz e Mônica Andressa
CARGA HORÁRIA: 8h/a
Nº DE VAGAS: 20
I – Racismo, preconceito e discriminação:
1. Processo de construção da identidade brasileira
1.2. Conceito de racismo, preconceito e discriminação;
1.3. Racismo Institucional.
1.4. Intolerância religiosa: direito x respeito
II – Recorte racial na Política da Assistência Social:
2. Historicidade da Assistência Social no Brasil;
2.1. Reflexão sobre recorte racial na Política da Assistência;
2.2 Desafios e possibilidades no inter-relacionamento entre raça e política pública de assistência social