JUSTIFICATIVA: Considerando os desafios da atual gestão para ampliar a qualificação dos servidores e colaboradores da Prefeitura do Recife e considerando também os esforços com espaços, mobilidade e liberação desses profissionais para formação continuada presencial, propomos qualificar os formadores já axistentes na Prefeitura do Recife de forma a se apropriarem da modalidade de ensino a distância visando planejar, estruturar e ofertar cursos, além de acompanhar o processo de aprendizagem dos participantes nesta modalidade. Por conseguinte, essa formação propõe aplicar as habilidades e técnicas em EaD utilizando os recursos tecnológicos disponíveis na plataforma Moodle/UniRec, afim de ajudar os cursistas a transformarem cursos presenciais em cursos a distância de forma colaborativa e interativa ajudando-os, assim, a alcançarem seus objetivos de aprendizagem com segurança e autonomia.
OBJETIVOS: Qualificar os formadores da Prefeitura do Recife a criarem e executarem cursos na modalidade a distância, ampliar conhecimentos na área de Educação a Distância visando ajudar os cursistas a alcançarem seus objetivos de aprendizagem com segurança e autonomia.
PÚBLICO-ALVO: Servidores e Empregados da Prefeitura do Recife.
Nº DE TREINANDOS POR TURMA: 30
CARGA HORÁRIA TOTAL: 8 h/a presenciais obrigatórias (nos dias 26/02 e 12/03, das 8h às 12h) e12 h/a a distância.
INSTRUTORIA: Rinaldo Neres e Sandra Albuquerque
Ambientes Virtuais de Aprendizagem – Moodle/UniRec
Comunicação Alternativa e Mediação Pedagógica
Ensino e aprendizagem híbrida
Sala de aula invertida
Introdução à Tutoria em EAD para professores conteudistas/executores
Elaboração/Montagem de curso na Plataforma UniRec:
· Executar os procedimentos necessários a uma eficiente navegação, utilização e dinamização do Moodle/UniRec;
· Promover de forma eficaz o envolvimento, interação, criatividade, motivação e aprendizagem dos alunos;
· Personalizar a página do curso, módulo ou disciplina e seus conteúdos de forma simples e rápida, usando o mouse para arrastar e largar documentos, blocos, secções, atividades, etc.;
· Inserir imagens, áudio, vídeo e outros elementos multimédia numa página, etc.;
· Ligar facilmente a repositórios como YouTube, GoogleDocs, Picasa, etc. para disponibilizar conteúdo;
· Disponibilizar um enunciado e uma área para os alunos submeterem um trabalho e consultar a avaliação e feedback, incluindo as anotações que fez diretamente sobre o trabalho submetido.
Atividade Colaborativa e interativa em EaD.