JUSTIFICATIVA: Vivemos em cenário de concorrência entre os profissionais nos dias hodiernos. O agente público deve estar preparado para falar, discursar e realizar apresentações no estado da arte. Portanto, torna-se relevante esta qualificação, para todos os agentes públicos, enquadrados no público alvo acima mencionado.
OBJETIVOS: Capacitar o servidor sobre a comunicação oral, utilizando técnicas e exercícios que aprimorem sua capacidade de comunicar-se em público com eficiência.
PÚBLICO ALVO: Diretores, assessores, superintendentes, gerentes, instrutores e servidores que trabalham com apresentações, participam de reuniões, discursos, conferências e apresentação de seminários.
Nº DE TREINANDOS: 20
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 16 a 20/10/2017
CARGA HORÁRIA: 20 h/a
INSTRUTORIA: Gilberto Silva
1. A importância da expressão corporal na comunicação
2. Utilize a gesticulação manual em seu favor no momento de sua fala
3. Evite expressões corporais que possam contradizer suas palavras
4. O contato visual é a ponte que liga o orador ao público
5. Harmonize sua expressão facial com o seu discurso
6. O deslocamento do orador enquanto fala. Como fazê-lo? Em que momento?
7. Vestir-se adequadamente para uma apresentação, é gerar mais credibilidade
8. Atributos que não podem faltar ao orador:
- a naturalidade
- a emoção
- domínio do conteúdo
9. Morte por Power-Point: orador cuide do seu Power-Point com carinho
10. Como quebrar as resistências iniciais do público – (Pré-discurso)
11. Fale sempre de forma simples. O público vai gostar
12. Como administrar as perguntas no evento
13. Em caso de provocação: utilize a cortesia em seu favor
14. Como administrar “o tal branco” em apresentações
15. Utilize o vocativo de forma correta em suas apresentações
16. Elementos estruturadores do discurso, 2º Aristóteles
17. Como formatar um discurso escrito
18. Como concluir o discurso com chave de ouro
19. O uso correto do microfone
20. A correta utilização da tribuna
OBS: o curso acontecerá no 15º andar da Prefeitura do Recife – Auditório Capiba