Segundo dados publicados pelo Banco Central do Brasil, o nível de endividamento de servidores públicos vem crescendo a cada ano, nas três esferas de governo. Somente na modalidade de crédito consignado, os servidores públicos da União, estados e municípios, deviam em maio de 2018, 180,2 bilhões aos bancos. Esse valor é 10 vezes maior que o endividamento por crédito consignado dos trabalhadores da iniciativa privada.
É sabido que o endividamento exacerbado pode impactar o estado emocional de inadimplentes, afetando a qualidade de vida e bem-estar do devedor, inclusive as suas relações no ambiente de trabalho.
A superação de tal problemática passa essencialmente pela educação financeira e pela boa gestão das finanças pessoais, afinal de contas, entendendo os principais conceitos e estratégias de gerenciamento do próprio dinheiro, o servidor público estará em melhores condições de fazer escolhas financeiras que condizam com seus objetivos de realização pessoal.
OBJETIVO GERAL: Promover reflexão sobre as finanças pessoais, apresentando instrumentos de educação financeira para a superação de dificuldades advindas da relação com o dinheiro, considerando-se as particularidades vividas por servidores públicos.
PÚBLICO-ALVO: Servidores efetivos e comissionados da Prefeitura da Cidade do Recife.
PERÍODO: 07 a 11/10/2019, das 08h às 12h.
Nº DE TREINANDOS POR TURMA: 25
INSTRUTORIA: Liliane Bonifácio
l Importância e Benefícios da Gestão Financeira Pessoal;
l Consumo e seus determinantes;
l Orçamento Pessoal e Familiar;
l Gestão de Dívidas;
l O ato de poupar como forma de atingir metas de vida;
l Conceitos básicos sobre investimentos financeiros;
l Matemática financeira básica aplicada a Gestão de Finanças Pessoais.