JUSTIFICATIVA: O tema “Gestão de Contratos Administrativos”, enfoca a legislação pertinente e a eficiente gestão dos recursos públicos, visando o seu controle e prevenção de riscos, falhas. Será abordado, também, aspectos alusivos a regular conduta e o fiel cumprimento das responsabilidades profissionais daqueles vinculados a gestão e fiscalização das compras públicas, abrangendo os aspectos imprescindíveis para o bom desempenho do exercício profissional, principalmente no que concerne aos deveres e obrigações de ordem Legal e de ordem Ética.
OBJETIVO GERAL: Possibilitar o aprofundamento dos conceitos e ritos dos procedimentos licitatórios, bem como expressar o entendimento do TCE e TCU sobre temas relacionados às licitações públicas.
PÚBLICO-ALVO: Membros de Comissões Permanentes e Especiais de Licitação; Pregoeiro e membros de equipe de apoio; Gestores Públicos, Ordenadores de Despesa, Assessores Jurídicoss; Administradores Públicos, Diretores; Técnicos; Fiscais de Contratos e demais servidores envolvidos direta ou indiretamente com as contratações de bens e serviços públicos.
PERÍODO: 06 a 10/05/2019, das 8h às 12h.
Nº DE TREINANDOS POR TURMA: 25
INSTRUTOR: Ana Lara Vilaça Vital
Bloco I - Conceituação e Princípios
1–Conceito, fundamentação, finalidades (isonômica, econômica e promoção do desenvolvimento nacional) e objeto da licitação pública
2 – Princípios que regem as licitações.
Bloco II - Fase interna da licitação
1 – Requisitos específicos das contratações de obras e serviços
2 – Requisitos específicos das aquisições (compras)
3 – Tipos de licitação
4 – Modalidades de licitação
5 – Procedimentos especiais
7 – Formalização do processo licitatório
8 – Estrutura do edital e vícios que devem ser evitados
9 – Aspectos sobre a publicidade da licitação
10 - Comissão de licitação / pregoeiro: atribuições, composição, investidura, recondução, responsabilidades
Bloco III – Fase externa da licitação
1 – Sessão Pública de Exame da Documentação (HABILITAÇÃO) e Julgamento da habilitação
3 – Critérios para desclassificação de propostas
4 – Recursos Administrativos
5 – Homologação, adjudicação, anulação e revogação do procedimento licitatório
Bloco IV – Dispensa e inexigibilidade de licitação
1 – Diferenças entre os institutos da dispensa e inexigibilidade de licitação
2 – Licitação dispensada
3 – Licitação Dispensável
4 – Licitação Inexigível
5 – Procedimentos para a contratação direta
Bloco V – Contratos administrativos
1 – Contratos administrativos: definição
1.1.Tipos especiais de contrato
1.2. Formalização do contrato administrativo.
1.2.1.Contrato verbal
1.2. 2. Características do contrato administrativo
2 - Cláusulas exorbitantes
3 – Execução/Fiscalização dos contratos administrativos