Questões Recorrentes em Licitações e Contratos Sob a Ótica da Procuradoria do Município do Recife (ABERTO) - Julho/17

Abas primárias

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JUSTIFICATIVA: A ideia central do presente curso / treinamento é apresentar e debater questões recorrentes ligadas ao tema de licitações e contratações administrativas sob a ótica da Procuradoria de Termos, Licitações e Contratos (PTLC). A partir da análise de casos concretos e situações práticas vivenciadas pela Procuradoria, a ideia é expor e dirimir as dúvidas mais frequentes trazidas pelos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal na temática de licitações e contratos.

OBJETIVOS: Capacitar os gestores e servidores municipais que atuam em áreas afetas a contratações públicas acerca das dúvidas mais frequentes ocorridas nos processos de licitação e contratação públicas. Em específico, o que se pretende é realizar um apanhado das questões jurídicas recorrentes dirimidas pela PTLC enquanto órgão central do sistema de assessoramento e consultoria jurídica do Município.gãos e entidades da Administração Pública Municipal na temática de licitações e contratos.

PÚBLICO-ALVO: Assessores jurídicos, membros de comissões de licitação, pregoeiros, gestores e ordenadores de despesas, analistas de gestão, fiscais de contratos e demais servidores envolvidos com licitações e contratações públicas.

Nº DE TREINANDOS POR TURMA: 30

CARGA HORÁRIA TOTAL: 4 h/a

INSTRUTORIA: BRUNO CUNHA

Conteúdo Programático: 

O curso / treinamento será estruturado a partir da análise de questões jurídicas recorrentes resolvidas pela PTLC, julgados de órgãos de controle (TCU e TCE) e jurisprudência acerca de licitações e contratos administrativos. Eis, pois, alguns dos temas a serem abordados:

1. Competências dos Tribunais de Contas. Caráter normativo das respostas às consultas respondidas pelos Tribunais de Contas e vinculação do Município.

2. Reajuste de preços anterior à formulação do contrato. É possível?

3. Reajuste, repactuação e reequilíbrio econômico-financeiro do contrato: distinções, aplicação e procedimentos.

4. Aluguel de imóveis pela Administração Pública: peculiaridades dos contratos.

5. Formular aditivo ou realizar nova contratação? A questão da economicidade.

6. Pregão presencial x pregão eletrônico: quando e em que casos é possível escolher uma modalidade ou forma específica de procedimento?

7. Participação de consórcios em licitações. Pagamentos para consórcios e as relações entre as empresas consorciadas e o Poder Público.

8. Plano de eficácia das contratações públicas: publicação das contratações públicas e possível responsabilização dos gestores desidiosos.

9. Manutenção das condições para contratação direta e formulação de aditivos.

 OBS: O Curso será realizado na Sala de Reunião da SEMOC, 12º andar da PCR.

Data: 
18/07/2017
Horário: 
13h30 às 17h30
Local de Treinamento: 
Edifício-sede da Prefeitura do Recife - Avenida Cais do Apolo, Bairro do Recife, Recife - PE. CEP: 50.030-903

Rua do Brum, 123 - Empresarial Maurício Brandão Mattos 3º andar - Recife, CEP 50.030-260 - Recife/PE

Fone: 3355.7053 email: capacitacao.emprel@recife.pe.gov.br

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